quarta-feira

PIRELLI - Pinóquio de hoje.

Pneu 215/45x17 (com problema) tem a sigla "91 V" e foi substituído no Vectra 2010...
...pelo 225/45x17, com a sigla " 94 W", que indica um composto de borracha superior.
Poucas vezes uma história foi tão mal contada.
A sucessão de mentiras começou quando esse jornal consultou a Pirelli sobre os problemas nos pneus para rodas aro 17” que equipam o Chevrolet Vectra.
Primeira mentira - a empresa respondeu que não havia nenhum problema.
Entretanto, os casos de reclamações de usuários se acumulavam na redação. O histórico era sempre o mesmo: o pneu (215x45x17) aparecia com uma bolha, sinal de que iria se romper. O carro era levado à concessionária Chevrolet, mas a recomendação era de se dirigir a uma revenda Pirelli. Esta substituia o jogo gratuitamente por um outro de medida diferente: 225x45x17.
Segunda mentira - A Pirelli declarou oficialmente, em agosto de 2009, que “o Vectra Elite está homologado com nova medida: 225/45R17.(...)Como a medida anteriormente utilizada deixou de ser produzida no país e visando a satisfação dos seus consumidores, nos casos em que o consumidor necessite trocar algum pneu da medida substituída em seu Vectra, a Pirelli está substituindo gratuitamente os demais pneus do veiculo, tendo em vista que o veiculo precisa ter todos os pneus na mesma medida” Ass. Pirelli Pneus Ltda.
Mas não foi bem assim: relatos de usuários explicam que em alguns casos foram trocados dois pneus gratuitamente. Em outros, todo o jogo. Mas o pneu defeituoso nunca foi cobrado de ninguém.
Terceira mentira - A GM, consultada, afirmou que a substituição do pneu 215 pelo 225 a partir da linha Vectra Elite 2010 foi simplesmente por uma questão de “maior conforto para o condutor do veículo”. E que a troca gratuita dos pneus 215 pelos 225 “deu-se em razão da indisponibilidade temporária dos mesmos no Brasil, fato esse que, conforme informação dos nossos fornecedores, será regularizado dentro do menor prazo possível”.
Então, enquanto a GM declara uma “indisponibilidade temporária” do produto no mercado, a Pirelli informa que deixou de produzi-lo...
Quarta mentira - A Pirelli, questionada sobre o porquê de ter interrompido a produção do pneu 215, afirmou que “uma vez que o Vectra 2010 traz a medida 225, a Pirelli estimou que não haveria um volume de vendas no after market que justificasse a produção local. Porém, depois de alguns meses, percebemos que era necessária a retomada de sua produção na medida 215/45R17 e, desta forma, voltamos a produzi-la”.
Ou seja, quem a Pirelli acha que engana com essa conversa “pra boi dormir” ? Ela se “esqueceu” de que o pneu equipava milhares de Vectras, “estimou que não haveria volume de vendas de reposição” e depois, coitada, tão ingênua, percebeu que haveria, sim, demanda do 215 e voltou a fabricá-lo?
O que há por trás de toda essa mal contada história?
Por enquanto, o único fato concreto é que os donos de Vectra Elite (rodas aro 17”) produzidos até 2008 (modelo 2009) estão correndo risco de ter o pneu estourado com todas as perigosas consequências.
Um caso objetivo de recall que ainda não foi realizado por irresponsabilidade conjunta, da GM e da Pirelli.
O lado técnico
Além de mais largo e alto, o pneu 225 que passou a equipar o Vectra 2010 recebe a sigla “W 94”, ou seja, tem um composto de borracha superior ao do 215 (“V 91”): maior capacidade de carga, de velocidade e de dissipar o calor. O Vectra até o modelo 2009, que teve os pneus 215 substituídos pelos 225 terá distorcidas as indicações do velocímetro e do odômetro.Além disso, por ter o perfil lateral mais alto (101,25 mm no 225; 96,75 mm no 215) o novo pneu eleva o centro de gravidade do Vectra, o que aumenta o conforto (como disse a GM), mas prejudica sua estabilidade (o que não disse a GM).
Boris Feldman - Vrum - Estado de Minas